A governadora Raquel Lyra (PSB) comandou, ao lado da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), na manhã desta segunda-feira (6), a solenidade em comemoração à Data Magna de Pernambuco. O ato em comemoração aos 206 anos da Revolução Pernambucana de 1817 foi realizado no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado. A data representa o estabelecimento do Governo Republicano do Nordeste e homenageia a memória dos heróis da revolução.
Raquel realizou a revista às tropas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e à Guarda de Honra da Maçonaria. Após o ato, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e da Insígnia do Governo. A cerimônia ainda contou com a aposição de uma coroa de flores no Monumento aos Heróis da Revolução. Criada pelo artista plástico Abelardo da Hora, a escultura está localizada na Praça da República, em frente ao Palácio do Campo das Princesas. Essa é a primeira vez que a cerimônia é comandada por duas mulheres.
Ao longo do rito, foram entregues à governadora e à vice honrarias de instituições maçônicas do estado como o diploma de benfeitoria da ordem do Grande Oriente Independente de Pernambuco; a medalha do mérito maçônico Abolicionista Joaquim Nabuco, considerada maior honraria maçônica do estado; a moeda Mário Melo, comemorativa dos 90 anos da Grande Loja Maçônica de Pernambuco; a Comenda Eugênio de Mendonça Paes Barreto; e a Comenda Irmão Frei Caneca.
"A Data Magna é uma celebração do momento em que Pernambuco se decreta como pátria. Antes de qualquer movimento no Brasil, o estado ficou independente por 70 dias, pregando os ideais e valores de liberdade, igualdade e fraternidade. É dessa tradição de luta de Pernambuco que a gente faz essa data comemorativa", comentou Raquel Lyra ao acrescentar que, nos próximos anos, a data contará com a participação da população.
Estiveram presentes à solenidade o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco, Adalberto de Oliveira Melo; o comandante-militar do Nordeste, general Richard; e o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, além de políticos e outras autoridades