A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), está percorrendo a zona rural do município com a Caravana da Saúde e Cidadania, nas localidades que irão receber ou estão na rota do São João na Roça. Esse roteiro específico teve início no último dia nove de abril e segue até o dia 24 de maio, contemplando 13 localidades envolvidas nos festejos deste ano. A ação envolve também as secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), Políticas para Mulheres (SPM) e Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), para levar serviços de saúde e cidadania para comunidades rurais.
Esta semana, a caravana passou por Gonçalves Ferreira e Malhada de Barreiras Queimadas. As próximas paradas no mês de abril serão no Murici (16), Vila do Rafael (19), Povoado de Lajes (23), Riacho Doce (26) e Vila do Juá (30). No mês de maio, a caravana vai passar por Itaúna (03), Vila Peladas (10), Malhada de Pedra (14), Povoado de Pau Santo (17) e Lagoa de Pedra – Sítio Maribondo (24).
Na programação, diversos serviços estão sendo disponibilizados como os atendimentos do Programa Saúde em Dia com o Farmamóvel, saúde bucal, vacinação humana, práticas integrativas (ventosaterapia, auriculoterapia), aferição de pressão, testagem e aconselhamento de IST’s; distribuição de peixes larvófagos (para o combate ao mosquito da dengue em reservatórios de água); vacinação antirrábica animal; Balcão de Acolhimento à Mulher, informações sobre o programas Profissionaliza + Mulher e o Pró-Emprego; Cadastro no CADÚnico, consulta no Sistema de Benefícios (SIBEC), emissão da Carteira do Idoso, orientações para Tarifa Social, entre outros.
“São dois importantes programas com o fornecimento de mais de 22,5 milhões de remédios, atendendo as pessoas com dificuldade de locomoção, através do Remédio na Porta, e sendo o Farmamóvel pensado para o público que mora em áreas de difícil acesso, que segue um cronograma mensal e percorre unidades de saúde da zona rural do município, fazendo a dispensação de medicamentos, além de atender nas Caravanas da Saúde e Cidadania”, destacou o secretário de Saúde de Caruaru, George Veloso.