O seminário tem como objetivo fortalecer as conexões e o diálogo entre as comunidades quilombolas da região do Agreste Pernambucano, abordando temas fundamentais como reconhecimento, cultura, história e os desafios enfrentados por essas comunidades, bem como fomentar as políticas públicas.
As quatro comunidades quilombolas do município de Caruaru (Serra Verde, Carapotós, Crato e Guaribas ) foram convidadas para participar do evento. Serão discutidas questões como saúde, educação e direitos territoriais. O primeiro seminário pretende criar um espaço de diálogo e escuta dos problemas enfrentados pelas comunidades, bem como de partilha de suas histórias, saberes e bens culturais.
O evento contará com a participação dos seguintes palestrantes:
Márcia do Angico, integrante do Comitê Pernambucano de Educação e da Comissão Pedagógica da Educação Escolar Quilombola da Secretaria de Educação de Pernambuco, além de membro da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas de Pernambuco.
Sandro Guimarães de Salles, Coordenador do Laboratório de Antropologia, Arqueologia e Bem-Viver da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste.
DATA: 12/11/2024
HORÁRIO : 8h às 12h30
LOCAL: Auditório da Sede das Promotorias de Justiça de Caruaru (MPPE), Avenida José Florêncio Filho, S/N - Universitário, Caruaru/PE
FORMATO: Presencial
REALIZAÇÃO: 6ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Caruaru
APRESENTAÇÃO: Laboratório de Antropologia, Arqueologia e Bem-Viver – UFPE/CAA e Grupo de Estudos em Formação de Professores e Educação do Campo – UFPE/CAA
COLABORAÇÃO : Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru
PROGRAMAÇÃO
8h – Coffee break
8h20 – Abertura e formação da mesa-redonda com Itapuan de Vasconcelos Sobral Filho, Promotor de Justiça titular da 6ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Caruaru.
8h45 - Momento Cultural
9h às 10h30 – Mesa-redonda: “O Ser Quilombola na Contemporaneidade e os Desafios à Certificação dos Quilombos”
Palestrantes:
Sandro Guimarães de Salles – Universidade Federal de Pernambuco
Márcia de Angico – Movimento Quilombola em Pernambuco
10h30 às 11h30 – Organização dos Grupos de Trabalho
11h30 às 12h30 – Apresentação dos resultados dos Grupos de Trabalho (GTs)