O Recicla Solar, projeto da Solar Coca-Cola de fomento a cadeia de Reciclagem, fará a compra de parte dos resíduos do evento, com expectativa de coleta de 50 toneladas Uma festa que através dos anos tem se consolidado como uma das maiores do País, o São João de Caruaru, chegou a 2023 ganhando 65 dias de festejos. Com expectativa de quatro milhões de pessoas, o evento também passa a receber um reforço importante: o da sustentabilidade. Para dar apoio a gestão de resíduos sólidos no período junino, a Solar Coca-Cola, segunda maior engarrafadora do Sistema Coca-Cola do país, fará a compra dos resíduos PET e vidro gerados no local durante o mês de junho. A ação tem apoio do Recicla Solar, projeto da fabricante de fomento à cadeia circular, e ainda irá impactar positivamente cerca de 100 agentes da cadeia da reciclagem. A expectativa é coletar 50 toneladas de resíduos. A coleta está sendo realizada durante a festividade, que conta com uma central de triagem em funcionamento ao decorrer do evento. Dessa forma, os materiais já seguem direto para a separação que está sendo tocada pela Associação de Catadores de Resíduos de Caruaru (ACRSC) e pelo Instituto do Meio Ambiente de Pernambuco (IMOA). A iniciativa dá protagonismo para cerca de 80 catadores e mais 40 colaboradores da agregadora EcoMax, parceira do Recicla Solar no Nordeste.
Este ano, já foram mais de 12 toneladas recolhidas em eventos de grande público. Desta maneira, a gente consegue fomentar tanto as festas regionais, quanto a economia circular, dando suporte a coleta em grande escala. Sabendo que Caruaru é um dos maiores polos do Nordeste quando o assunto é São João, não poderíamos perder essa oportunidade de estimular a renda para os agentes da reciclagem, e ainda por cima, sensibilizar o público que estará presente no evento da importância do descarte correto de embalagens, resíduos e demais materiais. Para a Solar, contribuir com a logística reversa é um grande propósito, mas principalmente, poder transformar a realidade das comunidades em que estamos inseridos é um dos princípios que nos move enquanto companhia”, destaca Flávio Scalco, diretor Regional da Solar Coca-Cola. Com essa ação, o São João de Caruaru entra para o time de eventos de grande porte com sustentabilidade apoiada pelo Recicla Solar. Além deste festejo junino, a engarrafadora deverá comprar também resíduos PET e vidro dos 40 dias de festa do maior São João do Ceará, o de Maracanaú. A ideia é, além de impulsionar a reciclagem, trazer educação ambiental para os frequentadores.
O Recicla Solar está ativo desde 2021, e vem estimulando a cadeia de reciclagem, com foco em PET, por meio de centrais de coleta, organizações de catadores e agregadoras de resíduos. A iniciativa está presente em seis estados, além de Pernambuco, contemplando Bahia, Ceará, Alagoas, Maranhão e Mato Grosso. Até o momento mais de 10 mil toneladas já foram coletadas. Os investimentos mais recentes no projeto somaram R$ 2.6 MM, quantia significativamente maior que o primeiro aporte destinado ao Recicla, que registrou R$ 1.5 MM de investimento em seu primeiro ano de funcionamento.
Consolidando-se como uma das principais incentivadoras da cultura regional de Norte a Nordeste do Brasil, a Solar Coca-Cola estará presente em 27 festivais regionais e de São João por meio de patrocínio à festividades culturais. A engarrafadora com raízes no Nordeste, e que recentemente concluiu expansão no Norte, é a segunda maior do Sistema Coca-Cola do País e está presente em 70% do território brasileiro. Com essa capilaridade e incentivando a pluralidade cultural das regiões em que está inserida, a Solar conseguirá atingir eventos que somam quase 7 milhões de público estimado neste período de Festas Juninas. Para este circuito junino e julino, a Solar estará presente, por meio das marcas de seu portfólio, em 15 cidades. No Nordeste, região onde o São João é uma marca cultural e uma força propulsora da economia, a fabricante apoia festejos em 13 cidades dos estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Maranhão e Ceará. Além do icônico São João de Caruaru (PE) e de festejos em Campina Grande (PB), assinados por Kuat, a cidade de Salvador (BA) e municípios do interior do Estado também serão contemplados, com patrocínio encabeçado por Coca-Cola. Em seu estado-sede, o Ceará, a capital Fortaleza, e a cidade de Sobral, bem como o São João de Maracanaú, terão festejos patrocinados. Já no Maranhão, além da festa tradicional em São Luís, o badalado São João da Thay também está incluso entre as festividades com patrocínio da Solar Coca-Cola. Em solo maranhense, a marca que assina o patrocínio é o tradicional Guaraná Jesus.Sustentabilidade no São João Com o objetivo de ser referência em ESG (ambiental, social e governança), e se destacar ainda mais no âmbito da gestão de resíduos sólidos, a Solar Coca-Cola também está trazendo o tema da reciclagem para as grandes festas de São João que está patrocinando. A ideia é, além de fomentar economicamente estes festejos, a fabricante estará também realizando ações sustentáveis com impacto social. O Recicla Solar, projeto de incentivo à cadeia de reciclagem da Solar Coca-Cola, estará presente nas festas juninas de Caruaru, e no São João de Maracanaú, no Ceará. Somente nos cinco primeiros meses de 2023, o Recicla Solar já coletou mais de 12 toneladas de resíduos em parceria com grandes eventos, como Carnaval de Olinda e Festival de Verão de Salvador. Desde sua implementação, em 2021, o projeto já recolheu mais de 10 mil toneladas de resíduos sólidos, que deixaram de parar em lixões e aterros sanitários para retornarem à cadeia circular da logística reversa. Sobre a Solar Coca-Cola – Entre os 15 maiores fabricantes do mundo e a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no país, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 17 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança 25 milhões de lares em todo país.