Até novembro, as 15 capitais restantes irão contar com a tecnologia
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que vai liberar, na segunda-feira (22), a ativação do sinal do 5G puro (standalone) em mais quatro capitais do país. São elas: Florianópolis (SC), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). Ao todo, serão 12 estados com a tecnologia.
A decisão foi tomada na quinta-feira (18), em reunião do Gaispi, grupo criado pela Anatel para cuidar da ativação da internet 5G na faixa de 3,5 gigahertz (GHz). Ela oferece maior velocidade, estabilidade e menor tempo de latência (resposta). O 5G puro já opera em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Salvador (BA).
No primeiro momento, o sinal do 5G chega nas capitais restrito a alguns bairros. Isso acontece porque o edital do leilão determinou a instalação de uma antena para cada 100 mil habitantes. A expectativa é de que o número cresça com o passar dos anos. Porém, nada impede que as operadoras instalem mais antenas do que o mínimo exigido - o que já vem acontecendo.
Inicialmente, todas as capitais deveriam ter o 5G puro funcionando até o final de julho. Porém, de acordo com a Anatel, esse prazo foi prorrogado, devido ao cronograma de entrega dos equipamentos que precisam ser instalados para evitar que a tecnologia cause interferência em serviços profissionais de satélite.